segunda-feira, 28 de junho de 2010

Chá de Tarot

Pessoas de Sampa!

Estou aqui, com meus botões bruxos, pensando em fazer uma tarde, em julho agora, para nos encontrarmos num chá de tarot... Sim, para comermos bolo, tomarmos chá, trocarmos leituras de tarot e contar nossas novidades, decks novos, dicas de livros e coisas assim... O que acham?

Estou pensando em algum tempo entre o dia 13 ao dia 30 de julho.

Pietra, brainstorming

terça-feira, 22 de junho de 2010

Inverno!

Chega a nossa estação mais escura... noites mais longas (o que deveria significar que a gente dormiria mais) e aqui, em São Paulo, a terra vai secando. Sim, este é um momento do ano no qual as pessoas passam bem apertado, não necessariamente pelo frio, mas pelo tempo seco e poluído.

Portanto, não se esqueçam, pessoas, de que, além de carregar um casaco (como vovó dizia), de manter os ambientes úmidos. Vai fazer mt bem para sua saúde.

Agora também é época de Festas Juninas... que tiveram sua origem na Europa e que são, em essência, festividades de verão. Aqui no Brasil ganharam um caráter religioso e que se liga a casamentos (vide Santo Antônio, que não originalmente não cuidava disso). O que é interessante, nesse caso, é que junho é sim um mês dedicado a casamentos pelos romanos... pois é o mês dedicado à deusa Juno.

Bom, pessoal. Que o Solstício seja excelente para todos. Que o frio seja gentil. Que cada um possa descansar o quanto precisar e que se refaça, porque a Primavera vem logo e com ela, chuvas de limpar a alma.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

VII Convenção de Bruxas e Magos de Paranapiacaba

Olá, pessoas!

Como vem acontecendo há alguns anos já, a Pietra que vos escreve foi convidada para participar como palestrante da Convenção de Bruxas e Magos, promovida pela Casa de Bruxa, da Tânia Gori.

É um evento anual que acontece sempre numa sexta-feira 13. Para ajudar a desmistificar um monte de coisas... desde que agosto é mês de desgosto até os lances todos sobre sextas-feiras 13 e gatos pretos.

Vale dizer que, além disso, é um local e um momento para ensinar, aprender e relaxar um pouco.

Algumas pessoas criticam dizendo que o evento parece que abriram as portas de Hogwarts ou coisas assim, dado que as pessoas circulam vestidas de bruxas e afins. Embora, eu não faça isso, acho gostoso ver que as pessoas podem usar este evento para curtir essas coisas.

Também temos o lance da vila de Paranapiacaba ser um lugar mt chuchu, com caminhadas e tracking para quem curte, restaurantes rústicos e gente muito simpática, além de uma paisagem linda - valendo ainda falar da visita da névoa (ou da noiva, mas isso é um mito para o fog paranapiacabano).

Esse ano vou dar palestra (de novo) e o tema do evento é "Revelando 2012". Claro que streghe não revelam nada sobre 2012... então resolvi falar sobre os arcanos de tarot que vão reger o ano e dar uma perspectiva sobre a energia que envolve toda essa "mística" que se criou.

Também teremos outras palestras sobre diversos assuntos, então vale ficar ligado e participar. Alguns dos palestrantes confirmados já estão no site: http://www.casadebruxa.com.br/convencao/2010/index.html

Em agosto, dia 13, sexta-feira, espero vcs por lá embaixo de uma escada, com um gato preto nos braços!!

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Bruxaria Italiana: diferentes conceitos de práticas.

O texto abaixo foi escrito por mim e por Pietra em outubro de 2007 e foi originalmente publicado no site Tribos de Gaia. Como eu o citei em um post anterior, acho que seria interessante tê-lo aqui também.

Bruxaria Italiana: diferentes conceitos de práticas. Grimassi x Magliocco

As idéias e conceitos acerca da Bruxaria Italiana e suas denominações em italiano, Stregheria e Stregoneria são diversas, dado o grande número de praticantes e, com eles, de diferentes localidades. Aqui no Brasil são muito conhecidos os conceitos de Bruxaria Italiana de Sabina Magliocco, antropóloga, e Raven Grimassi, autor de livros e praticante de Bruxaria.

Este texto tem o objetivo de apresentar os conceitos desses autores para que sejam conhecidos e esclarecidos, além de ser uma forma de mostrar como a Bruxaria Italiana é rica nela mesma e que pode e deve ser profundamente estudada. Ou seja, de como entender temas que são dados hoje em dia em duas diferentes óticas.

A partir de 2002, aproximadamente, e com a publicação de textos da professora doutora Sabina Magliocco em sites como o Pomegranate Journal, o autor norte-americano e praticante de diferentes ramos da Bruxaria como a Stregheria e a Wicca, Raven Grimassi, passou a publicar textos e artigos refutando as idéias da professora acerca das práticas de magia popular x bruxaria.

O conteúdo dos textos é completamente oposto um ao outro. Para que leitores, pesquisadores e buscadores não se confundam e para que conceitos e práticas se tornem claros, segue então uma apresentação de cada autor e de suas teorias.

Raven Grimassi e a Stregheria - por Pietra

É sabido que eu comecei meus estudos de Bruxaria Italiana com as obras do Raven Grimassi, tanto que, em 2000, escrevi uma série de apostilas baseadas nas práticas aricianas e colocadas na obra Italian Witchcraft, para que a Stregheria pudesse tomar algumas novas formas por aqui.

O fato é que o tempo passou, o livro Italian Witchcraft não foi traduzido no Brasil e eu tive chance de ter muitos contatos com outros praticantes, até ter recebido a minha iniciação pelo meu pai, dentro da minha casa. As minhas práticas mudaram radicalmente.

Segue, então, um pouco sobre Grimassi e a Stregheria, por ele mesmo. O material abaixo foi retirado, traduzido ou escrito baseado no que o autor disponibiliza em seus sites: www.stregheria.com e www.ravengrimassi.net

"Raven Grimassi nasceu em 1951 de uma imigrante italiana que chegou aos EUA (...) em 1946. Desde muito jovem começou a estudar o folclore e a bruxaria italianos, a velha religião da Itália antiga. (...)"

"Raven Grimassi é professor e praticante da Arte por aproximadamente 30 anos. Ele é treinado na tradição familiar de Bruxaria Italiana (também conhecida como Stregheria), e também é iniciado em diversas tradições da Wicca, incluindo Brittic Wicca e Tradição Pictish-Gaelic. Atualmente é o Directing Elder of the Arician Ways. Raven considera que o trabalho de sua vida é garantir a sobrevivência dos antigos conhecimentos e lendas das bruxas juntamente com os ensinamentos ancestrais da Velha Religião" (do site www.ravengrimassi.net Capturado em 10\8\2007 - tradução minha).

Livros do autor - principais:
- Beltane;
- Italian Witchcraft;
- Hereditary Witchcraft - traduzido para o português;
- Encyclopedia of Wicca and Witchcraft - traduzido para o português;
- Wiccan Mysteries - traduzido para o português.

Raven Grimassi aparece no cenário mágicko em 1981 com o seu livro The Ways of the Strega. Nela, o autor e praticante fala sobre a sua tradição (familiar) e de seus estudos sobre a Bruxaria Italiana e seus conhecimentos, mitos e folclores. Nasce então a Stregheria, que torna-se o sinônimo para Bruxaria Italiana.

Em suas obras e estudos, Grimassi diferencia Stregheria de Stregoneria. Segundo o autor, "stregoneria é a palavra moderna traduzida para o inglês como a palavra bruxa". Assim, ele busca na palavra stregoneria a visão de práticas mágicas não-idôneas, como uma visão medieval e de cunho "mau". De forma que Stregoneria seriam práticas mágicas que tomam o cunho cristão e assim, ofendem os praticantes da Bruxaria. Já a Stregheria é uma palavra do italiano arcaico que também significa bruxaria, mas que se remonta ao passado pagão da Itália. Grimassi se baseia em um documento de 1751 que usa a palavra stregheria, ao invés de stregoneria, para falar de praticantes de paganismo.

Portanto, para Raven Grimassi as tradições de rezas, benzimentos e orações que perduram por gerações dentro de um grupo - família, grupo, comunidade, congrega - não são formas originais de Bruxaria Italiana, mas sim, práticas daqueles que usam a magia, mas têm medo da danação e do pecado, pois estão atrás dos conceitos e ideários do Cristianismo. Assim, uma bruxa que não reconhece a cimaruta (um talismã), ou que usa feitiços de família (com rezas a santos ou o rosário) para retirar o mal-olhado, por exemplo, não são verdadeiras bruxas italianas, mas sim, praticantes de superstição e\ou magia católica.

Grimassi acredita que o culto da verdadeira Bruxaria Italiana, da Stregheria, se mantém viva desde os tempos neolíticos e posteriormente levados pelos etruscos. Segundo o autor, poucas influências vieram dos romanos, mas que existem toques da religiosidade plebéia da toscana. Os ensinamentos da Stregheria foram mantidos pela Tríade de Tradições, Fanarra, Tanarra e Janarra. Cada uma delas guarda mistérios da Natureza e foram criados pelos seguidores de Aradia depois de seu desaparecimento.

A tradição construída por Grimassi, a Ariciana, é baseada no culto de mistérios de Diana Nemorensis e no culto aos ancestrais, trabalhando os espíritos dos Lare. A tradição incorpora conhecimentos, folclore e práticas da Europa pré-cristã. Essa tradição tem uma roda óctupla, como a Wicca, mas segundo Grimassi, são diferentes no sentido de que as celebrações da Stregheria procurar incorporar em si a filosofia de "sempre adicionar, nunca remover".

Concluindo, Grimassi prega que a verdadeira Bruxaria Italiana se mantém viva na Itália desde os tempos de Aradia, a strega sagrada que (re)ensinou os plebeus ítalos os mistérios da terra e da deusa Diana. A Stregheria trata-se de uma religião sistematizada e iniciática, que não aceita a auto-iniciação, mas que solitários podem seguir por uma dedicação até a iniciação (com diferentes graus) em um grupo ou clã. É notado pelos escritos de Grimassi que a Stregheria vem crescendo dentro dos EUA com diferentes clãs ou grupos derivados de sua tradição, a Ariciana, como o Clã Umbrea, por exemplo. Trata-se também de uma religião com um calendário definido e práticas mágickas, com um grande senso hierárquico e normativo. Embora aceite que nem todas as streghe sigam sua tradição - na Itália - acredita que os aricianos são seguidores da verdadeira Bruxaria Italiana e buscam caminhos dentro das religiosidades ítalas e não necessariamente dos romanos.

Para contatar Raven Grimassi, escreva para a Llewellyn Publications:
Raven Grimassi
c/o Llewellyn Wordwide, Ltd.
PO Box 64383, Dept. K256-9
St. Paul, MN 55164-0383, USA
(se a carta for internacional, enviar um cupom postal de resposta internacional)

Com o passar do tempo e o crescimento da Stregheria, a professora doutora Sabinna Magliocco passou a fazer críticas aos conceitos de Grimassi, baseada em suas pesquisas como professora da faculdade de Antropologia da California State University, que estuda o movimento Neopagão nos EUA, de forma que ele passou a escrever vários artigos justificando seus conceitos e idéias. Esses textos podem ser encontrados em seus sites - em inglês.

Sabina Magliocco e os estudos sobre Neopaganismo - por Inês

Sabina Magliocco é uma antropóloga italiana, que estudou e reside nos EUA. Ela tem como focos de estudo religião, folclore, Bruxaria e Neopaganismo nos EUA e na Europa, conforme informações do site oficial da California State University (http://www.csun.edu/~sm32646/).

A professora defende que a Stregheria colocada por Grimassi é uma "forma de bruxaria neopagã ítalo-americana". Ou seja: a Bruxaria Italiana de Raven Grimassi é, na verdade, uma maneira neopagã de se praticar a Bruxaria, que assimila influências italianas, mas que é norte-americana e moderna em sua essência. Não é a maneira original e não é praticada pelos italianos. Para ela, Grimassi adicionou elementos wiccanos e, com isso, criou uma tradição que não se assemelhar à prática de magia na Itália.

Segundo os artigos de Magliocco, a magia e bruxaria originárias da Itália não são sistematizadas e hierárquicas. Ela chama essas práticas Magia Vernacular, ou magia regional. Esse sistema de prática de magia é, na verdade, intrinsecamente ligada à superstição e ao folclore popular. A Magia Vernacular não busca, necessariamente, o culto à divindades pagãs. Ela é uma forma de ver o mundo e de usar elementos de tradições pré-cristãs no dia-a-dia do que uma religião. Magliocco inclusive coloca que a Magia Vernacular tem seus elementos básicos no catolicismo romano, não sendo uma forma de resgate da bruxaria e de crenças pré-cristãs itálicas.

Por não ser organizada, por não ter uma hierarquia e por não estar centrada em uma única figura religiosa, a magia praticada na Itália é diferente em cada região, mas mantém elementos comuns, como a crença no mallocchio (mal-olhado), por exemplo.

Com isso, Magliocco derruba as hipóteses de que o culto à Diana é comum entre todas as streghe, de que todas têm em Aradia a figura central de seu culto, de que as streghe formariam uma espécie de religião secreta, hierárquica e organizada.

Ela vê, no movimento Neopagão (especialmente nos EUA), uma forma de revitalização de antigos valores religiosos pré-cristãs. Isso diferente grandemente de neopagãos como Grimassi, que acreditam, ou pelo menos defendem publicamente, que seu culto segue uma linha ininterrupta desde o período neolítico.

Para contatar a profª. Sabina Magliocco:

Department of Anthropology, CSUN
18111 Nordhoff St.
Northridge, CA 91330-8244
(818) 677-4930
Ou pelo e-mail: sabina.magliocco@csun.edu

sábado, 5 de junho de 2010

Dúvidas sobre stregheria

Estou trocando alguns e-mails com o Rodrigo, um leitor do blog que me apresentou algumas dúvidas quanto à stregheria. Ele gentilmente deixou que eu publicasse alguns dos seus questionamentos aqui no blog. Imaginei que poderia ajudar mais gente. São dúvidas que parecem básicas, mas que não são óbvias para quem está se deparando com práticas e crenças diferentes da Wicca.

Então vamos lá:

- É possível participar de um templo ou ser iniciado como um solitário na religião Strega?
     A stregheria, assim como a maioria das outras vertentes das religiosidades neopagãs, não possui templos. Existem praticantes solitários e pessoas que possuem grupos (familiares ou não), de prática e trabalho espiritual. Porém, esses grupos geralmente são fechados e só se participa de um rito como convidados. Existem grupos mais abertos nos EUA, que seguem a stregheria como proposta pelo autor Raven Grimassi, mas aqui eu nunca ouvi falar de algo do tipo.
    Dentro da stregheria também não existe uma iniciação solitária, como defendida por alguns grupos wiccanos.
     O que se pode fazer é manter contato com outros praticantes, frequentar palestras e começar sua própria prática pessoal, mesmo sem ser iniciado em um grupo. Creio que esse é o melhor caminho para uma pessoa que está sozinha.

- Eu faço algumas consultas com o baralho cigano, trabalho com o pêndulo e faço alguns rituais para sáude, amor, prosperidade e purificação, gostaria de saber se eu posso continuar atendendo porém dentro das práticas da Strega?
     Se pensarmos na stregheria como uma tradição neopagã, que cultua Diana e etc (como o Raven Grimassi prega), acho que não há problema quanto a continuar sua prática com baralho cigano e pêndulo. Quanto aos rituais, por ser uma tradição que tem seus próprios ritos, não sei como você pode encaixar isso. Talvez fazer esses ritos dentro das práticas do Grimassi é uma ideia. Nisso, infelizmente, eu não posso te ajudar, porque não é minha linha de trabalho.
     Se você encarar a stregheria como uma prática de magia, acho que não tem problema continuar com as coisas que você já faz. Mas aí você precisa pensar se elas se encaixam em suas novas crenças e nos seus caminhos espirituais. Tenha em mente que não existem práticas formalizadas e únicas na stregheria. Alguns traços em comum existem entre diversos praticantes, mas cada grupo, pessoa ou coven vai ter sua própria linha de trabalho, com diversas adaptações.

- Pelo que  entendi na Religião Strega o importante seria cultuar os Deuses estou certo?
     Acho que não podemos dizer que na bruxaria italiana o foco é o culto aos deuses. O foco vai depender do praticante e do que ele segue. Eu não sigo a stregheria como proposta pelo Raven Grimassi, então a bruxaria italiana acaba entrando nas minhas práticas mais como uma prática de magia. Porém, há muitas divergências sobre isso.
     Para você entender esse ponto, indico dois textos que podem ajudar.
    O primeiro "Stregheria e Magia Vernacular - uma comparação" é de uma antropóloga italiana que mora nos Estados Unidos e tem trabalhos sobre o neopaganismo. A Pietra fez uma tradução que pode ser lida clicando aqui.
    O segundo é um texto que fiz com a Pietra há algum tempo, exemplicando as diferenças de pensamento entre o Raven Grimassi e a antropóloga que eu citei anteriormente, que pode ser útil para você entender as diferenças entre as tradições. Pode se acessado neste hiperlink.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Descoberta de uma casa Etrusca

Notícia interessante:

"Pela primeira vez, arqueólogos italianos descobriram uma casa estruca intacta. Pesquisadores esperam que essa descoberta possa jogar luz sobre a misterioso civilização pré-romana (...)".


A notícia está no Discovery News, site da Discovery Channel. Veja fotos das descobertas aqui e um vídeo mostrando o sítio arqueológico aqui.