sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Vovó lá em cima, vovó lá em baixo





Ontem trabalhando na biblioteca da escola encontrei esse livro maravilhoso! Ele foi escrito pelo Tomie dePaola, o mesmo autor da Strega Nona.

É um livro que conta a história do próprio Tomie e das suas avós: a vó italiana, Alice e a bisa irlandesa, Honorah.

Aos 4 anos, a bisa era a melhor amiga de Tomie e todo domingo ele ia vê-la. E comia balinhas de hortelã enquanto se sentavam e conversavam.

Um dia, a bisa se vai... E depois de anos, Tomie vê uma estrela cadente, que sua mãe diz ser um beijo da bisa.

Me tocou mt porque fala de uma forma mt sutil e poética de quando uma pessoa querida se torna um ancestral. Em prática, isso dói muito... Mas sabemos que eles passam a nos olhar de outra forma e aprendemos um pouco mais sobre transição de gerações.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Ciranda das Mulheres Sábias - SP


Um encontro de mulheres interessantes para falar de coisas de mulheres... interessantes =)
Convite a todas... independentemente de caminho, espiritualidade, entendimento =)
Mais informações, no blog Dea Mater, da Rachel.
Bjos
Pietra

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

1º Encontro Pagão da Baixada Santista

Foi o primeiro... e foi muito interessante. Em julho, haverá mais um!

A minha palestra foi sobre Caminhos da Bruxaria Italiana. Uma conversa simples sobre Bruxaria Italiana e suas possiblidades dentro da Stregheria, Stregoneria e Benedicária.
E o que foi muito gostoso é conversar sobre o que é a família e como fazemos acontecer... e sabe o que é o melhor ainda? É perceber, na sua própria fala que as coisas são simples.
Não que elas são banais, mas são coisas que fazemos porque sabemos... fazemos porque somos ensinadas... e as coisas vão se desenrolando...
Bruxaria... eu gosto disso!

sábado, 22 de janeiro de 2011

Tarot e ancestralidade italiana

Esta é só a introdução de um tanto que eu quero escrever. O que eu posso dizer é que eu tive uma iluminação. Não de coisas que me foram reveladas, que eu não soubesse... Mas sabe quando você passa a prestar atenção em uma coisa? Então... é isso... literalmente, caiu a ficha.

Para o evento de tarot que eu estou organizando com o Edu Scarfon, a Confraria Brasileira de Tarot, estou lendo bastante sobre história do tarot... queremos fazer um mural de informações úteis e fidedignas sobre o tarot e sua trajetória entre a humanidade.

Para essa pesquisa, estou me enfiando no livro "The Tarot: History, Symbolism and Divination" do Robert Place. O mesmo que fez o Alchemical Tarot - um deck incrível. E a pesquisa do Robert é de eventos históricos, a luz de historiadores do tarot... ou seja, vamos fugindo das ideias de tarot como um livro egípcio ou de origens ciganas etc e tal... e vamos caindo nas histórias e nos fazeres do Norte da Itália, da França e um tanto da Espanha... do nascimento das cartas, do papel, do jogo e posteriormente, do oráculo.

E a aí está a iluminação: o tarot tem origem no norte da Itália... No mesmo local de onde vem a minha família, a minha ancestralidade... É como uma junção de coisas...

Bom... essa é só uma introdução ao que eu pretendo explorar nos próximos postings.

Espero que todos estejam bem.
Pietra

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Sorveira

Olá, sorveira. Queria te fazer um agradecimento final.

Eu sei que não somos as mais íntimas uma com a outra, uma vez que o meu hall de árvores é um tantico diferente das do ogham, mas o link em comum, o carvalho, fez uma excelente ponte.

Bom, faz quase 3 meses que você veio me lembrar do meu trabalho... e valeu. Fiz muito trabalho por aqui, as coisas apareceram... algumas foram batalhas no duro, outras, foram curas e limpezas. Mas acho que é com essas limpezas e purificações que vamos acentando o que vem da guerra... do combate.

Obrigada, sorveira. Sua beleza me inspirou muito. E a oportunidade de vê-la pessoalmente, encheu meus olhos e meu coração.

Por fim, rezo a Apollo que seus belos frutos vermelhos cresçam dentro de mim e que me lembrem sempre do meu ofício, de observar e afastar os maus espíritos.

Louvado seja, seu espírito árvore!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Convite: Picnic Bruxo



Um encontro promovido por mim e pela Aglaia Madora para que possamos juntar bruxas e bruxos de diferentes vertentes. Matar saudade de amigos e conhecer gente nova. 


Venha, traga um prato de doce ou salgado (quem sabe não é a sua especialidade?), uma bebida, sua caneca e confraternizar conosco.


Bjos
Pietra

domingo, 16 de janeiro de 2011

Carvalhos


Uma coisa que me chamou muito a atenção nessas férias foi o grande número de carvalhos que eu vi... muitas e muitas bolotas. Muitas e muitas folhas... de diferentes tipos de carvalhos.

Árvores sem folhas... árvores (poucas) ainda verdes... árvores avermelhadas. Mas muitas. Juntas... tapetes de suas folhas.

É impossível não pensar na presença de Zeus... e como a árvore, seu símbolo, é tão presente sabemos que Ele é sempre presente.

Agradeci... por estar na presença daquelas árvores. Por ter tudo organizado para dar conta de ir viajar. Por sonhos que se materializam.

sábado, 15 de janeiro de 2011

2011 - muitos compromissos no primeiro semestre!

Olá, pessoas.
Passando rapidinho para dar um OI... oi! E para dizer que estamos com planos e coisas legais para esse ano...

Este ano teremos eventos muito bacanas e encontros para que as pessoas possam se conhecer e trocar informações e ideias, reforçando sua espiritualidade e aprofundando suas práticas.

Dia 23 de janeiro, a partir das 15hs, acontece em Santos, SP, o I Encontro de Paganismo da Baixada Santista. Vou estar por lá para fazer um breve panorama dos caminhos possíveis dentro da Bruxaria Italiana. Também teremos a presença da Denise de Santi, da Lua Serena e do Marcos Reis.
Para saber mais desse evento, acesse:http://encontropagao.blogspot.com/

Em março, nos dias 12 e 13, acontece o II Festival das Faces da Deusa, no Faces da Lua. Para congregar os que praticam e tem sua devoção acerca de uma Grande Deusa ou a Deusas de diveros panteões, é uma oportunidade de conhecer pontos de vista diferentes sobre a Divindade Feminina. Minha palestra abordará Leto e o lado escuro do véu da gentileza.

Nos dias 13, 14 e 15 de maio, acontece a VIII Convenção de Bruxas e Magos de Paranapiacaba. Tradicionalmente organizada pela equipe da Casa de Bruxa, proporciona o encontro de muitas pessoas afins de estudo, conhecimento e troca acerca dos mais diversos assuntos da espiritualidade =) Vale a pena conferir, sempre! A minha palestra esse ano será sobre o tarot como instrumento de aconselhamento que a strega usa.

Nos dias 9 e 10 de julho é o momento da Confraria Brasileira de Tarot, a qual estou organizando com Edu Scarfon para falarmos com palestrantes muito sabidos de tarot tudo sobre, bem, tarot. Minha palestra será sobre diferentes abordagens de conceito e arte na contrução dos decks. Sarah Filhote de Lua dará uma oficina artística de construção dos arcanos imperdível. Para saber mais, visite o site da Confraria... e siga no Twitter!

Primeiro semestre ocupado!
Espero que possamos nos ver várias vezes!
Bjos
Pietra